
O Bate-Papo do Terceiro Setor, iniciativa organizada pelo Projetus, reuniu organizações sociais, empresas e representantes do poder público para discutir caminhos para fortalecer a atuação socioambiental no país. O Diretor Executivo da Federação Brasileira da Causa Animal (FEBRACA), Carlos Pinotti, abordou um dos temas mais sensíveis para o desenvolvimento institucional das organizações: a implantação de programas de voluntariado estruturados.
A fala de Cadu buscou iluminar aspectos técnicos e operacionais que costumam ser desafios recorrentes para ONGs de diferentes portes, desde o planejamento da participação de voluntários até a definição de políticas internas que garantam segurança jurídica, impacto social mensurável e continuidade das ações. A abordagem dialoga diretamente com um movimento crescente no terceiro setor: a profissionalização da gestão e a busca por modelos sustentáveis de engajamento comunitário.
Além da troca com representantes de diversas frentes de atuação, o encontro também serviu de palco para o reconhecimento da trajetória de Cadu. Ele recebeu o prêmio Ícone do Terceiro Setor, concedido pelos 13 anos de trabalho em campo, especialmente relacionados à causa animal.
Ao comentar sua história, destacou o papel transformador da vivência social. “O terceiro setor sempre foi minha paixão. Além de ter atuado em várias frentes, a causa animal, em especial, me trouxe uma visão de propósito e de políticas públicas na prática, que é fundamental para quem trabalha com mobilização social, independentemente da causa que defende.”


